domingo, 6 de junho de 2010

PPCUB ALTERNATIVO: UM DEBATE INICIADO

               A reunião plenária sobre o PLANO DE PRESERVAÇÃO DO CONJUNTO URBANÍSTICO DE BRASILIA realizada no Cruzeiro,  na sede ARUC, no dia 1º de junho,   contou com a participação de cerca de 70 moradores no seu pico de participação, e com cerca de uma centena, considerando os que transitaram pela reunião, que NÃO teve o caráter de uma REUNIÃO PLENÁRIA DO PPCUB.
                Não houve o comparecimento dos membros da  Equipe da Técnica Contratada, empresa RS PROJETOS, tendo comparecido somente dois representantes da SEDUMA,  num claro desrespeito à população local, pois firmaram acordo que seria realizada uma nova reunião PLENÁRIA (!), em substituição e complementação à ocorrida no dia 8 de maio de 2010, no Museu Nacional. Palavras da SEDUMA e profissionalismo da empresa contratada não podem ser levados a sério. Fomos feitos de bobos. É demais.
                Isto é mais uma mostra da forma tecnocrática, arbitrária e até ilegal com que a SEDUMA, com a convivência da Equipe Contratada, tem tentado elaborar o PPCUB, cujas críticas vimos tecendo neste blog.
                Perante a omissão técnica da SEDUMA/EQUIPE contratada, presentes somente dois servidores da SEDUMA, restou aos presentes centrarem nas questões relacionadas especificamente com vivência atual do Cruzeiro, como se fosse uma reunião local, reafirmaram as discussões anteriores sobre grades, cercamento, uso de área pública para fins residenciais, cotas de topo para comércio e gabaritos para as residências e as multas aplicadas após vinte anos de existência das obras e as ameaças de demolição.
                E buscaram reativar as interlocuções entre o MOVIMENTO EM DEFESA DO CRUZEIRO e a SEDUMA, para o debate sobre as multas, projeto sobre o Cruzeiro Velho e outros temas correlatos, específicos da localidade. Mas, não de avaliação de fundo e proposições criativas e necessárias sobre o Plano de Preservação da área tombada.
                Por outro lado, entidades comunitárias, profissionais, sindicais e de outros segmentos da sociedade, de formação mais crítica sobre os rumos do PPCUB e conscientes de que o Distrito Federal necessita de um Plano de Preservação de todo o seu espaço, resolveram marcar para dentro de alguns dias uma reunião para debater o PPCUB ALTERNATIVO, ou de exigir outra medida dado que o atual encaminhamento dado pelo setor oficial e oficioso só leva a desconfiança e certeza de que um plano nos moldes impostos pela SEDUMA e sua sequaz a empresa contratada somente poderá levar ao fracasso.
  .                É uma proposta que veremos a oportunidade, para então tomar uma decisão. 
.                 Não estive em Brasília, quando da REUNIÃO marcada. Por motivos, já esclarecidos, mas recebi informes de participantes e me posiciono sabendo dos fatos.
Hudson Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário